Esperar na fila

Saiba quando esperar na fila pode ser agradável

Esperar na fila
Image courtesy of ddpavumba at FreeDigitalPhotos.net

Você gosta de esperar na fila?

Eu sempre detestei ficar parado tendo que esperar em uma fila de supermercado, consultório médico, banco, aeroporto. Muitas vezes eu até deixo de comprar algo se vejo que a fila está muito grande.

O problema é que existem situações em que não tem jeito. Em algum momento você terá que enfrentar uma fila.

Eu aprendi com o meu pai a sempre estar preparado para esses casos. Meu pai é professor universitário aposentado e lembro que ele sempre tinha livros ou papeis à mão quando ia ao banco ou tinha que aguardar em uma fila.

Uma vez, quando criança, pedi ao meu pai para levar eu e meu irmão ao circo. Meu pai, sempre precavido, foi munido de seus papeis e de um livro. O espetáculo demorou um pouco para começar e tinha por ali um fotógrafo tirando fotos para vender. Ele tirou uma foto de nós e depois até achamos graça dessa imagem. Ali estava meu pai, de bermuda, em plena arquibancada do circo, entre eu e meu irmão, bem concentrado, lendo e fazendo anotações em seus papeis.

Houve diversas ocasiões que pude comprovar que meu pai sempre estava preparado para ser produtivo se tivesse que aguardar em algum lugar. Até hoje ele faz isso.

Este é o segredo que aprendi com ele: estar sempre preparado para o caso de ter que esperar em uma fila. Hoje em dia é mais fácil do que tempos atrás. Temos à disposição o celular, o tablet ou mesmo um notebook que podem tornar a espera um momento agradável e produtivo.

Aqui vão algumas dicas do que você pode fazer caso tenha pela frente uma fila inevitável.

1 – Esteja preparado para esperar.

Você nem sempre saberá quando terá que enfrentar uma fila, mas se você vai ao médico ou vai levar o carro para o conserto, já sabe que vai aguardar a vez. Esteja preparado também para filas imprevistas e sempre tenha algo para ocupar o tempo produtivamente.

2 – Seja produtivo no trânsito congestionado.

Minha ocupação preferida é escutar um áudio-livro. No Brasil não existem muitos, mas diversos títulos interessantes e atuais estão disponíveis em lojas virtuais do mundo todo. Eu já “li” diversos livros enquanto estava no carro no percurso para o trabalho ou numa viagem. Se for um audiobook, ou um livro em outro idioma, de quebra você estará exercitando línguas estrangeiras, algo muito importante na vida profissional.

3 – Organize sua agenda.

Verifique a sua lista de tarefas e organize as atividades. Este é o momento perfeito para você fazer uma revisão do seu dia e verificar as atividades pendentes.

4 – Faça uma triagem em seus e-mails.

Não recomendo o uso do celular para responder e escrever longos e-mails, porém, pode-se aproveitar este tempo de espera e tirar o “lixo” de sua caixa postal. Em dez minutos é possível fazer uma excelente filtragem e arquivar e-mails que não precisam ser respondidos.

5 – Leia um livro.

Seja um livro impresso ou mesmo uma versão para tablet, aproveite para atualizar sua leitura. Tenho no meu iPad diversos livros comprados pela Amazon. Agora no Brasil temos o site da Iba, com conteúdo em português. Também posso ler no iphone. A vantagem é que o aplicativo Kindle da Amazon está sempre sincronizado no ponto em que eu parei a leitura, qualquer que seja o dispositivo.

6- Retorne as ligações.

Não dá para fazer isto na fila do banco pois no Brasil é proibido usar o celular dentro das agências. Mas se estiver no aeroporto, por exemplo, ou em certos consultórios médicos, você pode até retornar algumas ligações. Porém, seja educado com as pessoas presentes no mesmo ambiente. Elas não são obrigadas a ficar ouvindo sua conversa.

7- Escreva algo.

Por que não escrever alguma coisa? Aproveite este momento para colocar no papel aquelas ideias recentes. Pode ser o planejamento das suas próximas férias, pontos para serem discutidos na reunião do trabalho, passeios para fazer com a esposa ou namorada, os objetivos de seu plano de vida — você tem um planejamento pessoal de vida, não? — entre outros. Aqui o céu é o limite. Quando você coloca uma ideia no papel ela se torna mais palpável. É o primeiro passo para deixar de ser apenas uma ideia e torna-se realidade.

8- Aproveite o tempo para relaxar.

Às vezes precisamos dar um tempo. Aproveite este momento e respire com calma. Se for possível feche os olhos e vá mentalizando cada parte do corpo e relaxando. Imagine seus pés relaxados, sua perna, seus quadris e vá relaxando parte por parte até chegar na cabeça. Faça um exercício de visualização e acalme a mente. Você merece.

9- Converse com alguém.

Uma nova amizade ou networking pode iniciar em uma conversa casual com um estranho. Então abra um sorriso e converse com quem está próximo e procure escutar o que esta pessoa tem a dizer. Você pode aprender muita coisa neste pequeno tempo de espera.

Aprenda a apreciar a espera, mas para isto esteja sempre preparado. Teve um período que eu ia frequentemente ao banco e tinha que esperar até cerca de 40 minutos. Porém, como eu sempre eu tinha um livro, a espera não era desagradável. Diversas vezes eu ficava até “aborrecido” por ter que interromper a leitura para ser atendido.

E você, como ocupa o seu tempo quando tem uma fila pela frente?

 

TREINAMENTO GRATUITO

"Você é o resultado do que pensa"

 

 

 

Quero me inscrever agora

Facebook

Twitter

YouTube

E-mail

Send this to a friend