Dizer não

Seja “MAU” com as pessoas e saiba dizer NÃO

ID-100285616
Image courtesy of pakorn at FreeDigitalPhotos.net

Já aconteceu com você de alguém pedir alguma coisa, você responder que sim, e depois se arrepender?

Muitas vezes temos receio de dizer não e acabamos dizendo sim para coisas que não podemos assumir. Ai fica aquela situação incomoda e até estressante.

Quando assumimos alguns objetivos e metas na vida já estamos automaticamente dizendo não para infinitas possibilidades. Por outro lado, dizendo sim para muitas coisas acabamos não fazendo nada direito e perdemos o foco.

Mas ao contrário do que eu sugiro no título, existem várias maneiras de dizer não sem ser mau com as pessoas.

1) Nunca diga “SIM” de primeira.

Creio que esta é a atitude mais importante. Resista a tentação de dizer sim logo de cara. Diga que você irá refletir sobre o assunto e que dará a resposta ao longo do dia. Assim você terá mais tempo para avaliar se realmente poderá assumir ou não aquele compromisso.

2) Você não é obrigado a dar explicações.

Se você concluir que não pode ajudar, não fique se sentindo na responsabilidade de dar muitas explicações. Geralmente dizer que possui outras prioridades já basta. Quanto mais você explicar, mais complicado pode ficar.

3) Você não é obrigado a dizer sim, mesmo que a tarefa seja fácil para você.

Geralmente quando nos pedem algo é porque temos a capacidade de fazer aquilo. Neste momento pode surgir a tentação de querer ajudar, pois até nos sentimos lisonjeados. Cuidado pois a sua vaidade pode estar falando mais alto. De nada adianta ficar todo orgulhoso de si mesmo e perder o foco de suas prioridades.

4) Lembre de suas metas profissionais e pessoais.

Recentemente eu escrevi um artigo com quatro motivos para você definir suas metas por escrito. Saber dizer não é mais um motivo para ter suas metas definidas. Com as metas bem definidas, no papel, você terá mais clareza se pode ou não ajudar outra pessoa em seus afazeres, ou antes de assumir um novo compromisso.

5) Entenda a verdadeira dimensão do compromisso.

Analise em que tipo de compromisso você está se metendo. As vezes algo que parece simples pode dar um trabalho enorme e exigir horas e dias de dedicação.  Certifique-se que este compromisso está alinhado com suas metas pessoais e profissionais. Se a sua agenda semanal vai ficar comprometida e o compromisso não estiver alinhado com suas prioridades, diga não educadamente.

6) Verifique se é um trabalho que estão tentando te empurrar.

Preste atenção e veja se a outra pessoas não está tentando se livrar de um trabalho que ela deveria ter feito. Existem muitos preguiçosos de plantão que não perdem tempo com pedidos que nada mais são do que procrastinação das tarefas pessoais disfarçada de necessidade de ajuda.

7) Quanto tempo a tarefa vai realmente levar.

Não acredite quando dizem que vai levar só quinze minutinhos. É melhor perder 5 minutos avaliando a tarefa antes de dizer sim, do que perceber que os 15 minutinhos viraram duas horas.

8) Verifique o que você já possui em sua agenda.

Se você não tem uma agenda semanal organizada, então naturalmente terá mais dificuldade em dizer não. Ter uma agenda organizada vai ajudar você a lembrar de seus compromissos e assim ficará mais claro se pode ou não assumir aquela nova atividade.

9) Você tem tempo disponível?

Verifique se realmente tem aquele tempo disponível. Não caia na ilusão de tentar dar uma espremidinha em sua agenda, pois isto poderá te prejudicar. Quantas vezes vi pessoas chegando atrasadas em compromissos ou não conseguindo fazer uma tarefa bem feita, pois acabaram comprometendo o seu tempo ajudando outras pessoas ou assumindo um compromisso de última hora.

Se depois de todas as reflexões acima você perceber que pode ajudar e que o novo compromisso está em parte alinhado com seus objetivos, então vá em frente e diga SIM. Neste caso você estará assumindo um compromisso conscientemente e poderá ajudar verdadeiramente.

Somente você pode avaliar o que é melhor. Dizer NÃO para algumas coisas fará com que você tenha mais tempo para dividir com sua família e amigos.

Muitas vezes a resposta correta é simplesmente dizer NÃO.

Compartilhe abaixo; você já se complicou por não saber dizer “não” na hora certa?

TREINAMENTO GRATUITO

"Você é o resultado do que pensa"

 

 

 

Quero me inscrever agora

Facebook

Twitter

YouTube

E-mail

Send this to a friend