diário digital

10 motivos para se ter um diário digital

diário digital
Image courtesy of photouten at FreeDigitalPhotos.net

Quando foi a última vez que você registrou de maneira sistemática os seus objetivos?

Um diário pode ser uma ótima ferramenta para manter o foco em suas metas, mas também pode ser útil para outras coisa que vou listar logo abaixo.

Em 2010 eu ganhei de um amigo um programa de desenvolvimento pessoal que tinha com uma das tarefas a de manter um diário. Era um produto bem feito e vinha em um kit com um diário em capa dura de excelente acabamento. Durante o programa a minha obrigação era a de registrar o meu progresso, fazer os exercícios recomendados e incluir reflexões diárias sobre o meu desenvolvimento.

O benefícios foram tantos que depois passei a manter um diário na forma digital. A partir dai minha produtividade, foco nos objetivos e clareza nos pensamentos aumentaram consideravelmente. Hoje eu utilizo um software chamado “The Journal“.

Veja abaixo os 10 motivos para você iniciar um diário agora:

1) Obter clareza nos pensamentos e nas suas ideias.

Escrever é um processo de organização. Isto se tornará um poderoso método para por em ordem seus pensamentos. Aquela ideia que num determinado momento não estava muito clara para você, irá ganhar forma e estrutura com o passar do tempo.

2) Definir metas.

Manter um diário é uma ótima ferramenta para definir metas. Uma vida sem metas é uma vida sem rumo. Quando você escreve suas metas elas se tornam mais reais e palpáveis. Isto vai ajudar você a manter o foco e a atingir estas metas mais rápido.

3) Registrar o seu progresso e pontos de melhoria.

Escrevendo diariamente você poderá acompanhar o seu progresso e suas dificuldades. Lembre-se que não adianta ter uma meta e deixar de medir como está a sua evolução.

4) Sonhar e ser criativo.

Esta é a parte mais interessante de manter um diário. Você não está escrevendo para os outros, então, não precisa ter restrições no que vai escrever. No início existe a tendência de escrever para os outros pois esta é a forma que fomos educados na escola. Mas com um diário tudo pode e deve ser diferente. Escreva as suas ideias mais absurdas e seja criativo, sem medo de reprovação. Aqui o céu é o limite. Que sabe você não tem uma ideia revolucionária?

5) Registar marcos importantes de sua vida.

Você pode criar registros do que ocorreu em sua vida e das lições que aprendeu. Quantas vezes você não gostaria de lembrar exatamente quando determinado fato ocorreu? Com um diário você terá para sempre o registros dos fatos marcante e o que já conquistou. Isto certamente irá contribuir no seu desenvolvimento pessoal.

6) Usar como ferramenta para solução de problemas.

Quando eu tenho um problema geralmente eu entro no “The Journal” e escrevo na primeira linha uma pergunta relacionada ao meu problema. Em seguida tento responder aquela pergunta sem restrições. Muitas vezes eu acabo chegando em respostas que eu não havia pensado antes. Apenas porque formulei uma pergunta e procurei por respostas de maneira estruturada.

7) Ouvir sua voz interior.

Com um diário você pode conversar com você mesmo e dependendo de sua religiosidade poderá conversar com Deus e refletir sobre sua vida. É um ótimo momento de conexão com o seu “Eu”  e com sua espiritualidade. Pode ser inclusive um momento de grande paz.

8) Compreender o todo.

Escrevendo frequentemente eu passei a me conhecer melhor. Algumas vezes eu escrevo sobre minha infância e outras vezes eu escrevo sobre o futuro. Com isto passei a desenvolver um senso de propósito de vida mais aguçado e a me compreender melhor na situação presente.

9) Registrar sentimentos.

Você pode registrar os seus sentimentos sem restrições. Com isto você irá compreender melhor o que leva você a ter estes sentimentos. Ou seja, irá saber como evitar situações que te levem a ficar triste e saberá como agir para se sentir mais feliz, por exemplo.

10) Planejar o seu dia ou semana.

Escrever é uma excelente ferramenta para planejar o seu dia ou a sua semana. Tem dias que eu apenas entro e escrevo uma linha com a meta do dia. É impressionante como isto me ajuda a atingir aquela determinada meta naquele dia. E por que não fazer o planejamento da semana inteira e verificar na semana seguinte o que conseguiu cumprir?

Seja utilizando um software ou escrevendo em uma agenda de papel, porque não inciar hoje mesmo o seu diário?

Você já utiliza um diário? Então me conte como isto te ajuda no seu dia a dia.

TREINAMENTO GRATUITO

"Você é o resultado do que pensa"

 

 

 

Quero me inscrever agora

Facebook

Twitter

YouTube

E-mail

Send this to a friend