10 livros desenvolvimento pessoal

Dez livros que vão contribuir para o seu desenvolvimento pessoal

Começo de ano desperta sempre uma vontade de acertar o passo e fazer tudo melhor. A dedicação à leitura é por si mesma uma resolução que merece estar na lista de todos nós. Se você quer cumprir ainda mais metas, tanto pessoais quanto profissionais, eis aqui uma lista de livros para refletir muito, planejar e realizar tudo o que quiser.

7habitosOs sete hábitos das pessoas altamente eficazes – Steven Covey – Certamente você já conhece o best seller e já ouviu falar de seu incrível autor, fundador da empresa de consultoria e treinamentos Franklin Covey. Vale ler, vale reler. Os sete passos são mesmo um guia para atingir metas pessoais. Afinal, quem não reconhece o valor de ser proativo, começar tarefas com um objetivo em mente, colocar o importante antes do urgente, buscar soluções ganha-ganha, procurar compreender e criar sinergia? A marca de Covey fica mais forte no sétimo hábito, que ele chamou de afinação do instrumento, que é conviver em harmonia com a família, os amigos e a sociedade toda.

 

opoderdoagoraO poder do agora – Eckhart Tolle – A mensagem é muito simples, mas transformadora para aqueles que estiverem prontos a acolhê-la. Para o autor, viver do passado ou ansiar exageradamente pelo futuro é uma fuga da realidade. Tolle lança mão da tradição cristã e das religiões orientais para mostrar que a sabedoria está em viver o presente. O livro pretende ser um manual que nos ensina a tomar consciência dos nossos pensamentos e emoções e, com isso, viver bem cada momento, seja para extrair lições do sofrimento, seja para aproveitar plenamente a alegria. São ensinamentos valiosos para quem busca a paz interior. O livro com uma mensagem simples, mas transformadora. O Agora é o melhor caminho para a felicidade e a iluminação, esta é a lição que absorvemos. Com conceitos de várias tradições espirituais, o autor conseguiu mostrar o caminho para uma verdadeira descoberta do nosso potencial interior, ensinando-nos a tomar consciência dos pensamentos e emoções que nos impedem de vivenciar plenamente a alegria e a paz que estão dentro de nós mesmos.

opoderdosilencioO poder do silêncio – Eckhart Tolle – O autor alemão de O Poder do Agora dá sequência às reflexões que nos ajudam a encontrar paz interior. Nesta coletânea de pequenos textos inspiradores, Tolle propõe que “silenciemos” nossos pensamentos para nos conectar com a sabedoria interior. Silêncio e calma, defende ele, não são apenas ausência de barulho (situação que já é bem difícil de criarmos nos dias de hoje). São, ensina Tolle, a dimensão mais profunda do nosso ser, a inteligência primordial, a consciência de que só podemos ser felizes agora. O poder transformador do silêncio está em dissipar as tensões do passado e conter as expectativas em relação ao futuro.

 

Para Viver em pazPara viver em paz – O milagre da mente aberta – Thich Nhat Hanh – Você certamente já leu ou ouviu a máxima de que é impossível desejar ou estabelecer a paz no mundo se não a conquistamos, antes, em nós mesmos. Pois é esse o mote da obra escrita pelo mestre budista nascido no Vietnã e dedicado a pregar a não-violência. Sua reflexão é feita com a autoridade de quem pratica o que prega. Nos anos 60, Thich Nhat Hanh fundou em Saigon a Escola de Serviço Social da Juventude, uma organização dedicada à reconstrução de aldeias vietnamitas bombardeadas. Ele e os mais de 10 mil estudantes voluntários que o ajudaram basearam seu trabalho nos princípios pacifistas do budismo.

terounaoterTer ou não ter, eis a questão – Nilton Bonder – Não se trata exatamente de um manifesto contra o consumismo.  O autor procura compreender a necessidade humana do consumo de forma mais ampla, indo além dos bem materiais. Seu texto nos leva a refletir sobre como administramos nossos desejos e como nos adaptamos nestes tempos em que a regra geral é ter para tentar ser. A vida ditada pelo consumismo é, para o rabino Bonder, a raiz de problemas como o egoísmo, o hedonismo e a insegurança. A espiritualidade, prega, é a resposta que procuramos para nos livrarmos dessas doenças contemporâneas.

aleidotriunfoA lei do triunfo – Napoleon Hill – Ainda no início da carreira, em 1908, o autor começou a entrevistar homens bens sucedidos com o intuito de compreender como conduziam suas carreiras para o sucesso. Hill queria, antes de tudo, entender se havia um método que pudesse ser reproduzido ou se todos os seus entrevistados tinham em comum o “gene do sucesso”. Em duas décadas, ouviu mais de 16 mil pessoas, incluindo centenas de milionários americanos pré-crise de 1929, como Rockfeller, e gênios criativos com George Eastman, Henry Ford, Thomas Edison e Graham Bell. A lei do triunfo é o resultado desse extenso levantamento. A obra está dividida em 16 lições práticas para ajudar os que buscam sucesso pessoal e profissional.

ovaloramanhaO valor do amanhã – Eduardo Gianetti – A rigor, é um livro sobre juros. E, de fato, os conceitos abordam o tema com grande clareza. No entanto, ao discorrer a respeito das trocas intertemporais que fazemos, o autor acaba nos proporcionando uma profunda reflexão sobre nosso modo de viver, nossas expectativas e projetos. Vale mais realizar um sonho agora ou guardar dinheiro para um futuro, ainda que não tenhamos nenhuma garantia de que ele virá? Qual é nossa aposta? Com questões assim, o autor vai destrinchando o tema e nos ajudando a medir qual é, para cada um de nós, o valor do amanhã. Você vai achar a obra na seção de economia. Mas não duvide: é filosofia da melhor qualidade.

felicidadesaFelicidade S.A. – Alexandre Teixeira – Quem não quer ser feliz em todas as esferas, inclusive na vida profissional? Nessa grande reportagem, o jornalista especializado em economia trata da felicidade no trabalho com depoimentos de executivos de sucesso. Entre eles estão Abilio Diniz (Pão de Açúcar), Fabio Coelho (Google Brasil), Luiz Seabra (Natura), Sergio Chaia (Nextel) e Wellington Nogueira (Doutores da Alegria). Os depoimentos abordam temas como a relação do jovem com a carreira, os espaços de trabalho compartilhados, a informalização do ambiente profissional, jornadas flexíveis, produtividade e resultado das empresas. A leitura certamente fará você pensar sobre a sua felicidade (ou a falta dela) no trabalho.

 

tocnacucaUm toc na cuca – Roger Von Oech – Com um texto leve e bem humorado o livro apresenta reflexões e exercícios para quem quer explorar a própria criatividade. Para o autor, somos todos criativos, mas uma série de bloqueios mentais, como o condicionamento a buscar uma única resposta certa, por exemplo, nos impedem de tirar máximo da inventividade que está alojada em nosso cérebro. Você certamente terá vontade de usar o livro como um manual para consulta quando quiser pensar “fora da caixa” para encontrar soluções aplicáveis nas mais variadas tarefas, da vida pessoal à profissional.

 

Pessoas inteligentes sabem o que querem – Steve Pavlina – O autor parte do ponto de vista de que as pessoas nem semstevepavlinapre sabem quais são seus desejos verdadeiros. Têm, sim, muitos sonhos. Mas frequentemente deixam de fazer tudo o que podiam para realizá-los e, não raro, trocam de metas antes mesmo de alcançá-las. Por isso, o texto fluente de Pavlina é um estímulo para que vivamos mais conscientemente, alinhando nossas atitudes com os princípios da verdade, do amor e do poder. A primeira parte do livro trata justamente desses pilares. Na segunda, Pavlina propõe uma aplicação prática dos princípios na vida cotidiana.

 

 

Você possui alguma outra sugestão de livro? Então comente abaixo.

Este livro de apenas 26 páginas poderá mudar a sua vida!

Escrito em 1903 por James Allen é a base da literatura sobre desenvolvimento pessoal.

Assim como você eu também detesto Spam!

Fechar janela

James Allen publicou este livro em 1903 e pode-se dizer que ele
inspirou nomes famosos na área de desenvolvimento pessoal
como Tony Robbins, Earl Nightingale, Norman Vincent Peale,
Denis Waitley, entre outros.

O que você vai aprender com este livro?

  • Como o pensamento forma o caráter.
  • O efeito do pensamentos sobre as suas circunstâncias de vida.
  • De que maneira o pensamento afeta a sua saúde.
  • Como propósito e realização são influenciados diretamente pelo seu pensamento.
  • A importância dos ideais em sua vida.
  • Porque devemos buscar a paz.

Send this to a friend