Nunca contrate uma pessoa se a bateria não estiver inclusa

Image courtesy of ratch0013 at FreeDigitalPhotos.net
Image courtesy of ratch0013 at FreeDigitalPhotos.net

 

Imagine a cena; você compra um brinquedo eletrônico para seu filho, chega em casa, seu filho super empolgado abre o pacote e vocês descobrem que as baterias não estão inclusas. Não preciso dizer que isto será uma grande decepção para o seu filho, você e as outras pessoas que estiverem juntas.

No mundo corporativo eu também aprendi isto, tanto vendo pessoas sendo contratadas como contratando pessoas para trabalhar comigo.

As pessoas que não possuem baterias na maioria das vezes sugam a energia da equipe. Quando se contrata uma pessoa deste tipo a empresa perde e todos da equipe saem perdendo.

Como líder é importante ficar atento para não causar uma desmotivação no time com a contratação de uma pessoa sem as baterias. Precisamos nas empresas de equipes enxutas e altamente motivadas.

Na próxima vez que você tiver que contratar uma pessoa, avalie se as baterias estão inclusas.

Para ajudar nesta tarefa listei abaixo 6 características que você irá encontrar em pessoas com sua própria fonte de energia:

1) Iniciativa

Imagine ter que ficar dizendo para uma pessoa o que ela deve fazer o tempo todo. Pessoas sem iniciativa sugam nossa energia pois exigem constante supervisão. Não tem condições. Por outro lado, a pessoa com iniciativa traz soluções e está sempre um passo à frente.

2) Ética

Pessoas desonestas, que criam intrigas e falam mal das outras nos corredores são péssimas para a empresa e para a equipe. Um profissional que trabalhe com ética, dentro e fora da empresa, é fundamental. Nada adianta você contratar uma pessoa que possui diversas características positivas, mas que falha na questão ética e desagrega o time.

3) Faca nos dentes e sangue nos olhos.

Em uma empresa em que eu era gerente, tive um diretor que me marcou muito por sua capacidade de liderança. Lembro que ao final das conversas ou reuniões ele dizia; “vamos lá pessoal, faca nos dentes e sangue nos olhos!” Como nos filmes de Hollywood no melhor estilo Rambo, quem tem “faca nos dentes e sangue nos olhos” está sempre preparado para o bom combate.

Esta é a característica da pessoa que irá dar todo o seu potencial para realizar suas metas e que está comprometida com sua equipe.

4) Ambição.

Sim, existe um lado positivo na ambição. Buscar uma vida melhor para você, sua família, almejar o crescimento profissional e lutar pelos seus objetivos pessoais.

Certa vez eu estava entrevistando uma pessoa para a área comercial que teria um salário fixo mais comissão. Em determinado ponto da entrevista ele falou que não era ambicioso e que se garantisse pelo menos uns tantos reais por mês estaria tudo bem.

Eu não contratei esta pessoa. Percebi que faltava nele as baterias para atingir metas comerciais agressivas.

Uma frase de Mark Twain também exemplifica muito bem o lado bom da ambição:

“Mantenha-se afastado das pessoas que tentam depreciar sua ambição. Pessoas pequenas sempre fazem isso, mas as realmente grandes fazem você sentir que você, também, pode se tornar grande.”

5) É positiva em suas atitudes.

Em nossas empresas precisamos estar ao redor de pessoas que amem o seu trabalho e que tenham uma atitude positiva. Trabalho em equipe requer isto. Quando todos possuem uma energia vibrante o resultado do trabalho em equipe é superior à soma dos trabalhos individuais. Assim se cria um círculo virtuoso.

6) Sabe assumir responsabilidades.

Pessoas sem baterias irão fazer de tudo para fugir das responsabilidades. Irão preferir tarefas rotineiras e que não lhe causem problemas. Muitos irão até tentar jogar a culpa nos outros. O que as empresas mais necessitam são de pessoas que puxem a responsabilidade para si e que não tenham medo de assumir desafios grandes.

No mundo corporativo é importante estar atento para estas características principalmente no período de experiência (que geralmente são de 90 dias). Percebendo que as baterias não vieram nesta pessoa não deixe para depois e desligue-a o mais rápido possível.

A equipe certamente irá agradecer.

E você, já foi obrigado a carregar uma pessoa sem baterias no trabalho? Qual foi a sua atitude nesta situação? Deixe abaixo o seu comentário.

TREINAMENTO GRATUITO

"Você é o resultado do que pensa"

 

 

 

Quero me inscrever agora

Facebook

Twitter

YouTube

E-mail

Send this to a friend