seis passos para entrar em ação

Seis passos para entrar em ação

Você possui dificuldade na hora de colocar algum objetivo pessoal em prática?  É comum eu ver pessoas que possuem sonhos maravilhosos mas nunca colocam em prática.

Trata-se de uma situação muito corriqueira, principalmente nos dias de hoje com tantas distrações que roubam o nosso tempo.

Neste vídeo eu compartilho os seis passos para entrar em ação que eu utilizo sempre que percebo que estou deixando um grande sonho para trás.

 

Transcrição do vídeo:

Seis passos para entrar em ação

image001

 

 

Palavras-chaves: Texto motivacional, autodesenvolvimento, auto realização, metas e objetivos, metas pessoais, realização de sonhos.

Olá, aqui é o Edward. Hoje é sabadão, eu acordei animado e resolvi gravar um vídeo sobre os 6 passos para entrar em ação.

Estou muito bem a vontade hoje, não fiz a barba, mas como é fim de semana está valendo, e era tão importante eu falar sobre esse assunto, porque é a forma que eu utilizo para entrar em ação.

Por exemplo, se você tem aquele sonho antigo, que não está fazendo por algum motivo ou outro, você pensa e quer fazer aquilo, mas você não o fez ainda, pensa um dia eu vou começar, isso vai acontecer, um dia eu vou fazer isso.

Todos temos esse sonho, às vezes você pensa: as crianças vão crescer; talvez quando eu casar eu consiga fazer; quando eu sair de casa; quando eu tiver dinheiro suficiente, etc. A gente sempre coloca um monte de desculpas.

O primeiro passo que eu utilizo para me mover é assumindo a responsabilidade.

1º passo: assuma a responsabilidade

 

image003

Os nossos sonhos são nossas responsabilidades. Ninguém vai poder realizar o seu sonho por você.

Então é muito comum, eu também tenho essa responsabilidade (e como tenho) termos aquela ideia e falarmos: não consigo fazer porque não tenho tempo; não consigo fazer por causa do meu chefe; não consigo fazer por causa dos meus filhos; não posso fazer isso porque tenho um pai e uma mãe que precisam de atenção e de cuidados.

É comum colocarmos fatores externos como desculpa para nem iniciarmos aquele sonho, nem darmos o primeiro passo.

Se fazemos dessa forma, concorda que o cérebro vai agir da seguinte maneira: se a culpa não é minha, mas sim dos fatores externos, então está tudo bem.

E não conseguimos realizar um sonho, não conseguimos chegar naquele objetivo e ficamos patinando, ficamos só naquela esfera dos sonhos.

Então o primeiro passo é esse, temos que assumir responsabilidade, assumir que nós estamos escrevendo a nossa história.

É como se a nossa história fosse um livro e a cada ação que eu tomo, estou escrevendo um parágrafo, uma página desse livro e se eu não tomar nenhuma ação, assumir a responsabilidade de quem está escrevendo esse livro sou eu mesmo, não vai acontecer nada, não vou a lugar nenhum.

A situação que nos encontramos hoje é de nossa responsabilidade. Então com essas perspectivas, sabendo que a responsabilidade é nossa, passa a ter poder, porque se a responsabilidade é minha eu posso mudar, certo?

Óbvio, se eu tenho esse poder, então o cérebro passa a acreditar, eu realmente posso mudar, está em minhas mãos a capacidade de mudar a situação e de chegar a atingir meu sonho e começar a realizar.

Assuma total responsabilidade pela sua situação atual e total responsabilidade de que só você mesmo tem condições de atingir o seu sonho. Fatores externos não tem a menor importância, você tem a capacidade de atingir os seus sonhos.

Eu lembrei agora de uma frase do Henry Ford: “se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo”.

Em ambas situações você está certo, ou seja, se você acredita que não pode fazer, você está certo, mas se você acreditar, eu posso fazer, você também está certo. Então nas duas situações você estará certo, é melhor acreditar que você pode e que você está no controle. Esse é o primeiro ponto.

O segundo passo é pensar em você.

2º passo: Pense em você

 

image005

Eu quero que você faça um exercício agora.

Imagine que você está andando e encontrou uma lâmpada do gênio. Dessa lâmpada saiu um gênio, ele não te concedeu três desejos, mas concedeu que a partir de agora seus problemas acabaram. Imagina todos os seus problemas, responsabilidades e deveres estarão sob controle.

Então imagina se você acorda de manhã, abre a geladeira e tem tudo que você precisa na geladeira.Você está com vontade de comer alguma coisa, abre a geladeira e encontra lá.

Você tem filhos, a escola está paga, está tudo certo, você não precisa se preocupar. Gasolina no carro? Sempre vai ter gasolina no carro. Trabalhar?

Você não precisa trabalhar, porque está tudo certo. Conta de luz vai estará paga até o fim da vida, conta de água estará paga, seu IPTU estará pago, você não precisará se preocupar com mais nada.

Eu estou falando isso e algumas pessoas podem falar, mas o que é isso? É um exercício interessante mesmo.

Eu sugiro que você separe 20 minutos do seu dia e faça esse exercício de verdade. Sozinho, quieto, em um ambiente que esteja só você e imagine uma situação que nenhum fator externo te incomodaria, nada.

Imagina uma situação assim, não estou falando que você está rico, você não está rico, mas você também não tem nenhuma responsabilidade, seus filhos estão bem cuidados, seus pais estão bem cuidados, não sei se eles estão velhos e precisam de algum cuidado especial, mas você não tem nenhuma preocupação.

Agora é você com você mesmo. O que você faria nessa situação?

Qual sonho que você passaria a buscar? Para algumas pessoas poderia ser: eu me dedicaria a pintura ou talvez a música.

Talvez eu começaria a construir coisas, sou engenheiro, talvez começasse a montar umas coisas que eu gosto muito da parte eletrônica.

Outras pessoas falariam: eu vou viajar o mundo. Enfim, o que você faria?

Eu faria mais esportes, iria correr, iria fazer isso, então pense nisso, escreva isso no papel.

Por que eu estou falando isso? Porque com o dia-a-dia algumas responsabilidades que vamos assumindo a gente acaba priorizando-as, porque isso é importante, e deixamos os sonhos de lado, usando como justificativa: eu não fiz, porque tenho responsabilidades.

Obviamente, você trabalhar só pelas suas responsabilidades, não fará você chegar ao seu sonho. Esse exercício é para você identificar bem os seus sonhos, saber quais são eles.

E uma vez que você identificou esse sonho, sugiro que você escreva ele em um pedaço de papel.

E ai vem o terceiro passo.

 3º Passo: Sinta a emoção

image007

Sinta a emoção de realizar esse sonho, imagine como você se sente realizando-o.

Se for música, como você se sente realizando, se é uma viagem que você quer fazer, se são exercícios físicos, é importante encher a emoção.

E por que eu digo isso? Porque costumamos ouvir que o ser humano é um animal racional, mas não é bem assim.

Sim, somos racionais, mas além disso e acima disso, nós somos seres emocionais.

O que nos move são as emoções, são os nossos desejos.

Claro que eles são controlados pela razão, mas são os desejos que fazem as grandes conquistas existirem e não é uma coisa muito racional, porque se pensarmos racionalmente, o ser humano se mete em cada coisa, faz tanto esforço para fazer algumas coisas, que racionalmente falamos, não tem sentido.

Talvez porque do ponto de vista que eu sugeri no exercício, se todas as suas necessidades fossem atendidas, você teria que fazer alguma coisa, não é mesmo?

Racionalmente você não precisaria fazer mais nada, estaria tudo sob controle, você não precisa fazer mais nada.

Mas não é assim, o ser humano é movido pelas emoções. Então eu quero que você sinta as emoções desse exercício. Permita-se voar nisso. Bom esse foi o terceiro passo.

4º Passo: Impacto

image009

Eu quero que você descubra o impacto que esse seu sonho causará na vida das pessoas ao seu redor.

Para a sua família, amigos, para a sociedade, o que é esse sonho? Como você pode com esse sonho traduzir em um benefício um pouco mais universal.

É interessante, porque você amplia a perspectiva do seu sonho, pode ser uma expressão artística, uma música, mas você não estará fazendo somente para você, pode ser para um outra pessoa.

Talvez você queira escrever um livro, não é necessariamente só para você, você quer causar um impacto, talvez você queira inventar algo diferente, para causar um impacto.

Então pense no impacto, que é muito importante. E ai vem o quinto passo.

 5º Passo:  Racionalize e planeje

image011

Agora devemos racionalizar esse sonho. Chegou o momento de racionalizar, planejar.

Eu gosto de planejar e colocar pequenas ações em prática. Não adianta você pensar: ‘beleza, então eu vou fazer um plano de ação para o ano inteiro’. Não precisa fazer isso.

Talvez fosse interessante fazer, pode ser interessante para algumas pessoas, mas não, pense em algo que você possa fazer direcionando esse sonho hoje, agora.

Porque na parte do planejamento, vamos voltar a realidade e pensar, eu tenho responsabilidades.

A história do gênio era só uma história. Então planeje dentro das suas circunstâncias, se você tem apenas 30 minutos por dia para se dedicar a esse sonho, dedique-se 30 minutos por dia.

‘Mas eu não tenho tanto tempo assim’, por isso a parte do planejamento é tão importante,  quando você começa a analisar bem o seu dia, você vê que tem 30 minutos, tem situações que  a gente acaba gastando sentado na frente da TV, mudando de canal ou nem sabe o que está fazendo direito.

O tempo que a gente perde navegando nas redes sociais, vivendo coisas que não tem muito sentido quando você vê 30 minutos já se foram.

É muito difícil que uma pessoa não tenha 30 minutos por dia para se dedicar ao sonho dela.

Eu acho que isso também é o seu caso, como é o meu.

Então se o sonho é tão importante, porque não premia-lo com 30 minutos ao menos do seu dia para busca-lo.

Se você conseguir mais, ótimo, vá atrás. Mas eu quero que você faça agora, você já está com aquele papel, aquela caneta, aquele caderninho, então escreva lá: o que eu vou fazer hoje em direção a esse sonho?

 6º Passo: Aja hoje, agora.

image013

E o sexto passo é muito simples, é agir hoje, agir agora. É fazer realmente, você vai escrever lá, o que eu vou fazer hoje, mas não adianta só escrever, agora é para fazer mesmo.

Então esses são os 6 passos, ok?

E nessa fase do planejamento, minha sugestão qual é?

É que você faça pequenos degraus em direção aos seus sonhos e vai fazer uma ação hoje.

Depois que você realizou, agiu hoje, parabéns! Imagine o que você vai fazer amanhã, o que você vai fazer depois de amanhã e assim sucessivamente e você estará a cada dia mais perto do seu sonho, não importa se você está indo um pouco devagar, alguns podem ir rápido, outros podem ir médio, outros devagar.

Não importa, o importante é que você estará indo em direção aos seus sonhos. Esse é que é o ponto importante.

Essas foram as minhas 6 dicas para você entrar em ação e espero que você realmente tenha gostado delas.

Se gostaram deem um curtir no Youtube, se não gostou pode colocar o dedão para baixo, não vou ficar aborrecido, escreva, faça um comentário, que eu prometo melhorar da próxima vez.

E para eu ficar super feliz, assine meu canal, ficarei extremamente feliz. Muito obrigado e até o próximo vídeo!

Comente abaixo qual dos seis passos acima você mais se identifica?

TREINAMENTO GRATUITO

"Você é o resultado do que pensa"

 

 

 

Quero me inscrever agora

Facebook

Twitter

YouTube

E-mail

Send this to a friend