Planejamento e networking

Reflexão sobre planejamento e networking

No post anterior, falei sobre ousadia. Ela é fundamental. Temos de ter coragem de correr riscos para por em prática nossas boas ideias.

Mas, sabemos bem, ousadia não é tudo. Hoje quero mostrar como duas qualidades importantes para nossa vida pessoal fizeram falta para que a Amazônia tirasse melhor proveito da Zona Franca de Manaus para se desenvolver.

A Zona Franca de Manaus é uma ótima ideia e atraiu para a região mais de 700 indústrias.

Agora imaginem se o planejamento nacional tivesse levado em conta a necessidade de conectar a região com os outros pólos brasileiros.

Imagine como seria, para o desenvolvimento turístico, por exemplo, se você tomasse um trem em São Paulo ou Brasília para vir conhecer de perto as belezas da selva?

Ou se tivesse muitas opções de voo, a custos razoáveis? Aí sim a região estaria efetivamente integrada e a Zona Franca teria resultados dignos de serem apresentados num case mundial.

Mas, infelizmente, a boa ideia ficou isolada. Não fez parte de um plano maior de integração e isso impediu que a Zona Franca alcançasse seu potencial máximo.

Conosco acontece o mesmo. Queremos crescer, temos boas ideias, nos armamos de coragem e nem sempre conseguimos os melhores resultados. E uma das razões para isso é a falta de planejamento.

Quando quiser implantar uma boa ideia, pense nela como uma semente.

Ela precisa de condições para brotar. Garanta que essas condições estejam presentes.  O planejamento vai te ajudar muito nisso.

Voltando à Zona Franca, observamos que a falta de planejamento levou a região a ficar mais isolada do que o desejável.

Se fosse uma pessoa, diríamos que a Zona Franca é um sujeito isolado, com poucos contatos.

Para nós, profissionais, a escassez de contatos é também um problema.

A rede de contatos nos mantém estimulados, atualizados, nos abre oportunidades, nos ajuda a divulgar produtos e serviços, nos permite discutir ideias.

Conexão é fundamental para uma cidade ou região. E é importante para você também.

No mundo dos negócios essas conexões são chamadas de networking. Num post próximo vou dar dicas para você desenvolver e manter sempre atualizado o seu networking.

 

TREINAMENTO GRATUITO

"Você é o resultado do que pensa"

 

 

 

Quero me inscrever agora

Facebook

Twitter

YouTube

E-mail

Send this to a friend