Metas por escrito

Quatro motivos para você definir suas metas por escrito

Metas por escrito
Image courtesy of Jomphong at FreeDigitalPhotos.net

Neste texto vou listar quatro motivos para você definir suas metas por escrito. No livro “Alice no País das Maravilhas” existe um diálogo entre Alice e o Gato que é muito interessante e nos faz pensar sobre a importância de se definir metas.

Alice: Você poderia me dizer, por favor, qual o caminho para sair daqui?

Gato: Depende muito de onde você quer chegar.

Alice: Não me importa muito onde…

Gato: Nesse caso não faz diferença por qual caminho você vá.

Se não temos metas na vida então qualquer resultado fica valendo. Ao invés de sermos os donos do nosso destino, ficamos a deriva em função dos acontecimentos externos. Além disto, colocar as metas no papel pode fazer toda a diferença pelos motivos abaixo:

1) Você será obrigado a pensar no que realmente quer.

Provavelmente você deve ter vários objetivos na vida, porém, será que eles estão claros para você? Pense agora, quais são suas cinco maiores prioridades na vida? Você realmente sabe onde quer chegar e o que deseja conquistar? Quando escrevemos somos obrigados a refletir sobre o que realmente queremos. Você será obrigado a pensar em suas metas e o que é realmente prioridade para você.

2) Fica mais fácil monitorar o seu progresso.

Atingir objetivos não é fácil. As vezes as coisas não dão certo e vem aquele desânimo. Ao escrever as metas, você já estará dando um primeiro passo e a partir dai poderá verificar se você está progredindo em relação ao seu objetivo. Caso não esteja, poderá repensar o que está fazendo e corrigir o rumo, por outro lado, se perceber progresso, então poderá celebrar sua vitória e com isto irá adquirir mais confiança para buscar novos objetivos.

3) Maior compromisso para agir.

Quando combinamos algo com uma pessoa verbalmente, não sentimos tanto o peso do compromisso. Por outro lado, se nos comprometemos por escrito a probabilidade de que iremos cumprir o combinado será bem maior. Colocar nossas metas por escrito tem um impacto maior. É como se estivéssemos redigindo um contrato com nós mesmos, o peso é maior. A meta já não está apenas em nosso pensamento, mas iniciamos o movimento de ação através da escrita.

 4) Você irá melhorar o seu foco.

Refletindo sobre o que você quer e colocando no papel, irá facilitar o seu foco no que é importante. A vida é uma só e se a cada momento ficarmos mudando de ideia não vamos chegar a lugar nenhum. Minha sugestão é fazer uma lista com no máximo 5 metas para médio prazo e manter o maior foco possível somente nelas. Isto vai evitar a tentação de ficar mudando de prioridade a todo o momento e vai ajudar você a manter o foco no que você definiu. Depois que você atingir algumas das metas definidas, aí sim poderá se abrir para novas possibilidades.

Eu mantenho um diário eletrônico onde escrevo minhas metas pessoais e também reflito sobre o meu progresso e minhas dificuldades. Para mim funciona muito bem, além de ser uma ótima ferramenta de auto conhecimento e desenvolvimento pessoal.

E você, já percebeu alguma vez que escrever as metas é mais eficiente do que apenas pensar nelas?

TREINAMENTO GRATUITO

"Você é o resultado do que pensa"

 

 

 

Quero me inscrever agora

Facebook

Twitter

YouTube

E-mail

Send this to a friend