Quer descobrir os passos exatos para mudar seus pensamentos e atingir o sucesso?

Mesmo que você já tenha fracassado antes.

Quando esta pergunta foi feita para os entrevistados pelo instituto Pró Livro, num estudo realizado em 2015, ela revelou que 59% não estavam lendo livro algum.
Ou seja, apenas 41% das pessoas que foram entrevistadas estavam fazendo a leitura de algum livro.

Se você fosse responder esta pergunta hoje, de qual grupo faria parte? Dos que estão lendo ou dos que não estão lendo? 

Este estudo também revelou que a média de leitura do Brasileiro são de 2,43 livros completos por ano.

Para muitas pessoas pode parecer um grande desafio o hábito da leitura, mas com disciplina é possível ler com certa facilidade 2 livros por mês.

Não acredita?

Se considerarmos que uma pessoa média lê uma página por minuto (com cerca de 250 a 300 palavras por página) esta pessoa vai levar 300 minutos ou 5 horas para ler um livro de 300 páginas.

Ou seja, com apenas 20 minutos de leitura diária é possível ler um livro de 300 páginas em 15 dias.

Observe que para se conseguir ler um livro em 15 dias o ponto mais importante não é a velocidade de leitura, mas sim a disciplina de ler pelo menos um pouco todos os dias.

Disciplina na leitura, este é o grande desafio.

A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede.

– Carlos Drummond de Andrade

E como conseguir ler dois livros por mês ou mais?

– Sempre tenha um livro com você.
Quando surgir a oportunidade, numa situação em que você precisa enfrentar uma fila de banco, num consultório, ou qualquer outra situação de espera, você pode aproveitar o seu tempo e fazer a leitura de algumas páginas. Depois que eu peguei este hábito até fico “irritado” quando a espera termina.

– Reserve um tempo diário, no mesmo horário, para ler.
Sabemos que o hábito faz o monge. Imagine o quanto você poderá aprender todos os dias com uns 15 a 20 minutos de leitura. Eu gosto de ler um pouco antes de ir dormir. É uma maneira de me desconectar do computador, televisão e também incentivar o sono.

– Marque o seu progresso.
O ser humano gosta de competição e de medir resultados. Então quando iniciar um livro, estabeleça uma meta de tempo para concluí-lo. Encare isto como um desafio pessoal. No exemplo de ler um livro em 15 dias por exemplo, ao se passarem 7 dias você já deverá estar na metade do livro.
É uma maneira de ficar focado e aproveitar toda e qualquer oportunidade para ler e assim conquistar o seu objetivo.

– Cuidado com o celular e elimine distrações.
Você já analisou quantas vezes por dia você olha e fica lendo mensagens no seu celular? Será que o tempo dedicado ao celular durante o dia não somaria 20 minutos ou mais?
Isso sem falar no tempo que perdemos com televisão e navegação na internet.
Se você diminuir algumas destas atividades e distrações, certamente irá sobrar um bom tempo para leitura.

– Faça uma lista dos livro que leu no ano.
Anote, em uma lista, o nome do livro e autor assim que você terminar a leitura, vá complementando esta lista ao longo do ano. Se você mantiver uma média de 2 livro por mês terá atingido a incrível marcada de 24 livros em um ano. Considerando a média brasileira será um feito incrível.

E o fato de você anotar em uma lista te dará uma sensação de conquista a cada livro adicionado na lista.

Qual é o benefício da leitura?

Ler é um grande exercício para o cérebro. E já está provado que o exercício mental pode afastar doenças como por exemplo o mal de Alzheimer.

A leitura também é uma grande oportunidade de aprender coisas novas e desenvolver a criatividade. Isto fará com que você tenha idéias novas. Profissionalmente também é uma atividade excelente pois você poderá se atualizar em seu ramo de trabalho, por exemplo.

Ler é uma atividade de desenvolvimento pessoal fantástica. Imagine a quantidade de conhecimento que existe no mundo inteiro com a quantidade de livros existentes. Praticamente não existe limites para o que podemos aprender. Para qualquer assunto existe um livro.

Através de um livro você terá acesso a especialistas em determinado assunto e assim poderá aprender muito mais rápido. É como ter um professor particular ou um coach te ensinando coisas.

Pergunta: Qual é o livro que você gostaria de ler mas ainda não iniciou? Quando você vai iniciar e terminar a leitura deste livro?