Olho no espaço, pés no chão (Lições da Nasa – Post 1/10)

No início de janeiro tive a alegria de visitar pela terceira vez a base da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) em Cabo Canaveral, na Flórida.

É muito bom saber mais sobre a exploração espacial e constatar tudo o que ela nos trouxe em termos de tecnologia e conhecimento sobre nós mesmos, nosso planeta e a vastidão do universo. A seção dedicada ao ônibus espacial Atlantis, que ficou 26 anos em operação e foi empregado na última viagem tripulada ao espaço promovida pela Nasa, é uma das mais fascinantes.

O ônibus espacial hipnotiza os visitantes que entram no gigantesco galpão depois de assistir aos vídeos sobre Atlantis nas antessalas. Simuladores, painéis interativos e vídeos completam o encantamento.

Desta vez, dediquei um bom tempo à seção que apresenta a biografia dos astronautas. Na primeira parte da galeria, são apresentadas nove qualidades que os heróis do espaço precisam desenvolver para alcançar seus objetivos.

Reparem que empreguei a palavra “desenvolver”. Isto porque é improvável que tenhamos um conjunto tão substancioso de qualidades inatas. O mais provável, é que nos destaquemos em três ou quatro desde cedo. Para as demais, é preciso esforço.

Desenvolver as qualidades – ou virtudes, se preferirmos a nomenclatura clássica herdada dos gregos – é possível. Mais: é fundamental se quisermos chegar longe. Ir a órbita é um feito fantástico. Com o desenvolvimento das qualidades podemos também alcançar grandes conquistas com os pés no chão, aqui mesmo na Terra.

As qualidades que tanto ajudaram os astronautas farão também muito por nós e por nossa vida profissional. Por isso, começo com este post uma série de dez capítulos em que falarei sobre cada um dos atributos que vi destacados nos painéis de Cabo Canaveral.

Nasa

Para a Nasa, o astronauta é um herói. E um herói deve ser:

 – Apaixonado

– Curioso

– Inspirado

– Resistente

– Disciplinado

– Confiante

– Corajoso

– Ético

– Altruísta

Para começar a reflexão que quero promover com esta série, pergunto: que acham das qualidades mencionadas? Qual delas é mais importante, na sua opinião?

TREINAMENTO GRATUITO

"Você é o resultado do que pensa"

 

 

 

Quero me inscrever agora

Facebook

Twitter

YouTube

E-mail

Send this to a friend