Resistência

O herói é resistente (Lições da Nasa – Post 5/10)

Resistência

Ao começar essa série, contei que a fonte de inspiração para ela veio de um passeio que fiz no começo deste ano à sede da Nasa, em Cabo Canaveral, onde vi uma galeria com nove qualidades que os astronautas devem ter.

A palavra exata para esta qualidade era “tenacious”. Ao pé da letra, tenacidade.

Desisti dessa tradução porque o termo anda em desuso no Brasil.

Outra expressão, vinda do universo da Física, também poderia ser empregada aqui: a resiliência, que é a capacidade de que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sofrido deformação elástica.

A resistência é fundamental para a sobrevivência.

Acabei optando pela resistência, um conceito mais amplamente entendido. Fácil de compreender, difícil de aplicar.

Os astronautas precisam de grande resistência física para enfrentar as condições adversas do espaço.

A falta de gravidade torna os ossos mais propensos à fratura, a ortostática provoca no corpo humano uma sensação de desequilíbrio, as unhas tornam-se mais propensas a se descolar e o nariz fica constantemente entupido.

E, claro, há os desafios psicológicos:

  • O desconhecido.
  • O perigo iminente.
  • O confinamento.
  • E a distância de amigos e parentes.

Em geral, não precisamos de níveis tão extremos de resistência física e psicológica. Mas, tal qual um astronauta, também somos afetados pelo medo de ousar e sofremos psicologicamente com os desafios que temos pela frente.

Enfrentamos também os problemas de confinamento nos ambientes de trabalho, a falta da convivência com a família e os amigos quando temos de viajar a trabalho ou nos estender em horas extras.

Para eles, no espaço, e para nós e nossas – comparativamente – pequenas vicissitudes, o remédio é o mesmo. Mudam apenas as doses.

No espaço, fazer muito exercício físico não é opção: é a única escolha para enfrentar os dias longe da Terra com algum equilíbrio emocional e sem perder massa muscular e óssea.

A resistência que você combate fisicamente na academia e a resistência que você combate na vida só podem construir um carácter forte.

Arnold Schwarzenegger

Aqui, parece sempre possível adiar a atividade física para o dia seguinte. No entanto, ela também nos faz falta para mantermos a resistência – a tenacidade ou a resiliência, como preferirem – todos os dias.

Quer resistir a todas as dificuldades? Mantenha-se em movimento. Seu corpo e sua mente agradecerão.

Qual é o seu segredo para manter a resistência?

TREINAMENTO GRATUITO

"Você é o resultado do que pensa"

 

 

 

Quero me inscrever agora

Facebook

Twitter

YouTube

E-mail

Send this to a friend