Quer descobrir os passos exatos para mudar seus pensamentos e atingir o sucesso?

Mesmo que você já tenha fracassado antes.

Cerca de 80% das centenas de pessoas que Tim Ferris entrevistou para produzir seu livro Tools of Titans, pratica alguma forma de meditação.

Meditação

Foram entrevistados atletas profissionais, investidores, bilionários, militares, atores de cinema (dentre eles Arnorld Schwarzenegger), entre outros, todos com destaque em alta performance e foco extremo em seus objetivos.

Ou seja, tudo indica que a prática da meditação ajudou, de alguma forma, estas pessoas a obterem  sucesso nos seus objetivos.

Bom, se eles meditam porque você não pode fazer o mesmo e se beneficiar dos resultados, obtendo assim mais sucesso?

Para alguns a meditação pode parecer algo distante, apenas restrita para mestres e pessoas muito evoluídas. Pessoas com um nível muito superior ao nosso.

Para outros pode ser algo apenas para quem possui muito tempo livre, afinal como é que eu vou meditar se tenho filhos, trabalho, esposa, marido, etc?

Mas a verdade é que com apenas cinco minutos de prática diária é possível obter excelentes benefícios com a meditação.

A prática da meditação é bem mais simples do que parece e pode ser resumida nos seguintes passos:

Sentar, fechar os olhos, respirar profundamente e observar seus pensamentos.

Sim, nada mais que isso.

É claro que podemos “complicar” bastante o processo pois existem vários tipos de meditação e técnicas. Basta fazer uma pesquisa na internet que você terá uma chuva de informações e ai não vai saber nem por onde começar.

Para descomplicar vou passar minha receita básica de uma meditação simples e eficiente:

1) Procure um local calmo, uma posição confortável, feche os olhos, aspire e expire devagar e profundamente uma vez. Você pode repetir mais vezes a aspiração e expiração, mas ideia é manter tudo muito simples. Se fizer ao menos uma vez o que vier em seguida é lucro.

Observe que no inicio a mente não quer focar. Então, deixe ela a vontade e acompanhe para onde ela desejar ir. Após alguns instantes continue para o passo 2.

2) Preste atenção em todos os sons ao seu redor. Este passo é bem simples, basta prestar atenção em todo e qualquer som que desperte o seu interesse.

3) Sinta o seu corpo. Procure sentir o contato que ele faz com a superfície na qual você está sentado.
Um detalhe importante é que você não precisa ficar na posição de lotus, aquela típica dos mestres meditando. Você pode sentar em uma cadeira. Apenas não recomendo um sofá ou deitado em sua cama, pois você pode pegar no sono.

4) Sinta e imagine o volume do local em que você está. Se for um quarto sinta a sua dimensão interna. Altura, largura e profundidade. Se for um ambiente aberto tente perceber a área mais próxima a você, uns 10 metros de raio.

5) Foque em um assunto como um observador.
Durante o dia a dia temos várias vezes a sensação de estarmos em pleno fogo cruzado, porém aqui é o momento de observar. Como o técnico do time que observa o jogo de fora do campo.

“- Mas porque cargas dágua o zagueiro está avançado no campo?” “- Diga para ele retornar.” “- Mas estes atacantes parecem de times opostos, não estão trabalhando juntos. – Chame a atenção deles”. “- Preciso trocar este ala, parece morto em campo.”

Não faça julgamentos, não sinta culpa, apenas observe de maneira mais objetiva possível e trace uma nova estratégia. Imagine um novo desenrolar de eventos daquela situação.

Você pode também pensar no seu objetivo principal do dia. Explore este ponto importante sob vários ângulos. Imagine que horas irá iniciar a tarefa, que horas irá concluir e o que fará depois.

Pronto, respire fundo mais uma vez, aspire e pode levantar e partir para a ação.

Quanto tempo devo meditar por dia?

Se você está iniciando minha recomendação é de cinco a no máximo dez minutos por dia. Não tente fazer mais, pois poderá ser frustante se você desistir.

Lembre-se, menos pode ser mais. É melhor dedicar apenas cinco minutos por dia, todos os dias, do que tentar fazer 20 minutos por alguns dias e desistir.

Quando e onde devo  praticar a meditação?

Tecnicamente qualquer lugar que você puder se sentar e fechar os olhos por 5 minutos está valendo.

É claro que desenvolver o hábito de meditar no mesmo horário e mesmo local todos os dias tem um poder enorme. Um local silencioso pode ser melhor para a sua concentração.

Eu, por exemplo, gosto de meditar logo cedo, antes de iniciar exercícios físicos. Fico cerca de 5 minutos de olhos fechados fazendo o processo acima e depois faço uns 15 a 20 minutos de exercícios de solo.

Finalmente tomo um banho e estou pronto para o dia.

Quando eu viajo de avião também tenho o hábito de meditar. Parece que aquele barulho constante da turbina do avião me ajuda a relaxar e focar.

Tente meditar por sete dias consecutivos e avalie o resultado. Escreva o resultado em seu Journal. Iniciar com uma meta simples, de apenas sete dias, será mais benéfico do que tentar práticas mais ousadas logo de cara.

Comente abaixo; qual foi o seu resultado depois dos sete dias de meditação consecutivos?