hackathon

Faça um hackathon em sua vida

Aplicando o conceito de hackathon em sua vida você poderá atingir um objetivo de forma assertiva e rápida.

Mas o que é um hackathon?

É uma maratona de programação e desenvolvimento realizados por diversas equipe num curto espaço de tempo. Todas as equipes estão competindo entre si e contra o tempo.

Nesta madrugada de sábado para segunda feira participei com mentor de um hackathon em Curitiba. No vídeo abaixo você pode ver como foi o evento.

Os trabalhos se iniciaram no sábado pela manhã e a premiação dos melhores colocados foi no domingo a tarde, portanto, é um tempo realmente curto para entregar um projeto envolvendo software e hardware.

Os participantes possuem inclusive espaços para acampar de forma a aproveitar o tempo da melhor maneira possível.

E por que um hackathon possui bons resultados?

São dois fatores principais: tempo escasso e competição. 

Quando uma pessoa tem pouco tempo para realizar uma tarefa e existe pressão envolvida, geralmente consegue realizar a atividade com mais foco e persistência. Se por outro lado, não existir prazo, a procrastinação é mais comum. Ou seja, sem prazo é comum deixarmos a atividade para depois.

O clima de competição também é um fator positivo pois o ser humano é competitivo por natureza. Desta forma ficamos mais motivados a perseguir nossos objetivos e resistimos mais ao cansaço e a dor.

Se utilizarmos o conceito do hackathon para nossas vidas podemos aliar um prazo curto com competitividade para atingir melhores resultados.

Vamos a alguns exemplos simples e práticos:

  1. Arrumar a gaveta e armário do escritório em 25 minutos.
  2. Escrever um texto em 70 minutos ininterruptos.
  3. Arrumar o quarto da “bagunça” no sábado pela manhã até o meio dia.
  4. Escrever o seu TCC em apenas um fim de semana.

Você pode criar diversas metas para você mesmo que funcionem como uma competição. Se atingida a meta pense numa premiação para você mesmo.

O conceito do hackathon se baseia na “Lei de Parkinson”, a qual não tem nada a ver com a enfermidade. Cyril Northcote Parkinson foi um escritor que em 1957 publicou um livro com o seguinte conceito central:

Work expands so as to fill the time available for its completion

Ou seja, o trabalho se expande na medida do tempo disponível para se completar.

É o que acontece em muitos escritórios onde as pessoas trabalham no horário comercial. Em muitas situações sabemos que o trabalho pode ser feito em menor tempo que as horas disponíveis, mas por uma questão de condicionamento, burocracia e preenchimento de tempo, acabamos levando o dia todo para cumprir aquela tarefa.

Quando surge algo diferente no caminho, aquela tarefa que levava o dia inteiro acaba sendo executada rapidamente. O foco nos obriga a encontrar uma maneira.

A lei de Parkinson também diz que uma tarefa vai aumentar em complexidade (percebida subjetivamente) proporcionalmente ao tempo disponível. É neste ponto que prazos curtos fazem milagres, pois ele forçam a focar no importante e na execução.

No caso do hackathon, com cerca de 36 horas para concluir um projeto, fica óbvio que o foco em execução e nas coisas essenciais é fundamental. Não dá para perder tempo com “perfumaria”.

Por outro lado, se você tem uma semana de prazo então a tendência é deixar a execução para o final. O risco é usar os dias iniciais para criar complexidade no projeto o que pode prejudicar a execução no final. Agora imagine com um mês de prazo o tamanho do monstro que podemos criar.

Uma sugestão interessante é usar a lei de Parkinson em conjunto com a regra do 80/20 que você pode ler neste link.

Com a Lei de Partkinson focamos grande execução em um curto espaço de tempo, já com a regra do 80/20 focamos no 20% mais importante que irá gerar 80% do resultado. Um par perfeito para se atingir grandes objetivos.

Comente abaixo, qual tarefa que parecia monumental você conseguiu realizar num espaço curto de tempo? 

Este livro de apenas 26 páginas poderá mudar a sua vida!

Escrito em 1903 por James Allen é a base da literatura sobre desenvolvimento pessoal.

Assim como você eu também detesto Spam!

Fechar janela

James Allen publicou este livro em 1903 e pode-se dizer que ele
inspirou nomes famosos na área de desenvolvimento pessoal
como Tony Robbins, Earl Nightingale, Norman Vincent Peale,
Denis Waitley, entre outros.

O que você vai aprender com este livro?

  • Como o pensamento forma o caráter.
  • O efeito do pensamentos sobre as suas circunstâncias de vida.
  • De que maneira o pensamento afeta a sua saúde.
  • Como propósito e realização são influenciados diretamente pelo seu pensamento.
  • A importância dos ideais em sua vida.
  • Porque devemos buscar a paz.

Send this to a friend