Como ter mais tempo

Como ter mais tempo para você

 

Como ter mais tempo
Image courtesy of Sira Anamwong at FreeDigitalPhotos.net

Você está sobrecarregado e não tem tempo para nada? Você não está sozinho! Aqui você vai aprender sete estratégias sobre como ter mais tempo para você mesmo.

Se realmente aplicar estas dicas irá obter resultados fantásticos. Então vamos ao primeiro passo.

1) Reconheça que você está sobrecarregado.

O primeiro passo é reconhecer a sua situação atual. Se você está lendo este post é bem provável que você já esteja sobrecarregado. Você não é o Super Homem (ou Super Girl) e não pode carregar o mundo em suas costas.

Todos precisamos de momentos para nós mesmos. É importante reconhecer este fato. Pode ser o trabalho, filhos, família, companheiro, compromissos sociais assumidos, estudos, e até tudo isto ao mesmo tempo que esteja atrapalhando.

Ufa…Realmente não dá para viver desta forma, então é fundamental reconhecer isto. Analise tudo o que esta ocorrendo e sobrecarregando sua vida, coloque no papel e reflita por alguns instantes. A clareza do que está ocorrendo é a base para dar o próximo passo.

2) A responsabilidade é sua.

É duro reconhecer isto mas se estamos sobrecarregados a culpa é nossa. Não é do nosso chefe, esposa, marido, filhos, etc.

Evidentemente que compromissos assumidos podem consumir seu tempo e te sobrecarregar, porém, foi você mesmo que assumiu e aceitou estes compromissos.

Temos que parar de colocar a culpa nos outros. Se a culpa não é nossa nos colocamos como vítima numa posição em que não podemos mudar a situação.

Mas a realidade não é esta. Nós podemos até não ter condições de alterar responsabilidades já assumidas imediatamente, mas temos o poder de alterar a situação se tomarmos uma atitude agora.

  • Quem te obrigou a aceitar aquele emprego?
  • Quem te obrigou a casar e ter filhos?
  • Quem te obrigou a aceitar aquele compromisso social que agora você não pode voltar atrás?

Existem muitos exemplos que eu poderia citar.

Percebe que ninguém te obrigou a assumir tais responsabilidade? Ninguém colocou uma arma em sua cabeça.

Então a responsabilidade por nossa sobrecarga atual é minha e é sua também.

É claro que você não deve pedir demissão agora ou abandonar seus filhos. Mas você pode iniciar a mudança.

Procurar um emprego que te sobrecarregue menos e buscar formas de conciliar suas responsabilidade com seu companheiro (a) e filhos é um exemplo.

Quando assumimos que a responsabilidade é nossa, voltamos a ter o poder de mudar e alterar a situação atual. Se pensamos que a culpa é dos outros ou de condições externas, jamais conseguiremos mudar.

Percebe a diferença?

3) Se uma porta fecha, outra se abre.

Você pode estar sobrecarregado por não saber dizer não. Ou por não querer perder uma oportunidade naquele momento. Este último é um pensamento focado na escassez.

Aquele medo de que estamos perdendo uma oportunidade e por isso acabamos dizendo sim para tudo.

Por outro lado se pensamos em abundância , mesmo que digamos não para uma oportunidade agora, temos consciência de que outras oportunidades  virão.

A verdade é que não dá para abraçar o mundo.

Quando escolhemos uma coisa, estamos dizendo não para outras infinitas possibilidades.

Então aprender a dizer não e ir até o fim de suas atividades ou compromissos assumidos é fundamental. Quando um ciclo se completa então estaremos prontos para colocar outro em nossas vidas e assumir algo novo.

Temos que ter critério para aceitar novas oportunidades.

4)  Foco e planejamento.

Você tem uma agenda?

Para você não ficar sobrecarregado é fundamentar ter uma agenda e colocar os compromissos assumidos lá. Sim, escrever e colocar no papel.

Já faz algum tempo que eu adquiri um habito muito bom que é sempre verificar minha agenda antes de assumir algum compromisso.

Quando alguma situação surge eu sempre digo: “- Vou verificar minha agenda e te retorno”. Isto ajuda porque não tenho que dizer sim logo de cara e, portanto, posso refletir se assumir aquele compromisso será bom para mim.

Se aquela atividade não é importante, simplesmente vou responder que já tenho compromisso. É bem comum as pessoas aceitarem minha negativa sem problemas ou maiores questionamentos.

Eu gosto de aplicar o que Stephen Covey (autor de Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes) sugere. Revisar sua agenda de compromissos 1 vez por semana por 30 minutos e todos os outros dias por 10 minutos.

Isto faz com que você seja seletivo sobre o que entre ou sai de sua agenda de compromissos. Isto ajuda a manter o foco.

Sem este foco você perde o critério sobre o que pode ou não assumir em sua vida e ai vai acabar  assumindo coisas que não podia. Moral da história; vai ficar sobrecarregado.

É importante ser intencional ao planejar sua agenda.

5) Discipline as outras pessoas e alinhe as expectativas.

Em uma empresa que atuei no passado aprendi com um cliente a importância de alinhar as expectativas. Esta pessoa, que depois se tornou meu amigo, sempre ressaltava a importância de alinhar o que o cliente espera com o que você pode oferecer.

Desta forma, se tudo ficar conforme a expectativa, não existirá qualquer problema.  Porém se você não atender a expectativa, surge o desconforto.

O interessante desta lição é que ela não vale apenas para o seu cliente. Isto vale para sua esposa, filhos, amigos ou qualquer pessoa de seu relacionamento.

Ou seja;

– Se você diz vai chegar as 19:00hs, então chegue no horário combinado.

– Se você diz que vai levar 5 dias para terminar a atividade, então faça em 5 dias.

Se você é do tipo que sempre diz sim para tudo, como as pessoas enxergam você? Provavelmente não irão hesitar em solicitar uma porção de coisas.

Mas se você é conhecido como uma pessoa criteriosa, que cumpre os seus objetivos e compromissos, a situação será bem diferente.

Portanto, daqui para frente é importante você deixar claro para as pessoas de seu circulo mais próximo que você está num processo de organização pessoal. Se você explicar as pessoas irão entender e aos poucos você irá alinhando e disciplinando esta pessoas com o seu novo comportamento.

Faz diferença quando você começar a tratar as coisas com objetividade, com base em suas prioridades. Com o tempo os outros irão se acostumar.

Se você vai assumir um compromisso que irá afetar sua agenda aos finais de semana, avise seu companheiro, companheira ou filhos.

Não use meia palavras, mas seja muito claro. Eu aprendi isto a duras penas.

Com este método ficará muito mais fácil, pois como se diz por ai o “combinado não sai caro”.

6) Bloqueie tempo na agenda.

Eu lembro quando trabalhava em uma empresa e era usado o sistema de agendas da Microsoft. Portanto, todas as pessoas tinha acesso  aos horários que eu tinha livre.
As pessoas marcavam reuniões e num determinado período ficou difícil eu ter tempo livre para minhas atividades. Sempre tinha alguém marcando uma reunião e minha agenda ficava lotada.

A solução que foi eu criar uma reunião fictícia e bloquear aquele horário. Eu chamava de reunião comigo mesmo.

Se eu tinha uma atividade muito importante para entregar, marcava uma “reunião comigo” na agenda da Microsfot. No horário marcado eu saia de minha sala e trabalhava naquele projeto em outro local (numa sala de reunião por exemplo) com a certeza de que dificilmente seria incomodado.

Como aquele horário ficava bloqueado e todos podiam ver que eu tinha reunião (não sabiam que era apenas comigo mesmo) aquela janela de tempo ficava a salvo em minha agenda.

7) Coloque em prática a partir de agora

O último passo é bem simples. Colocar em prática todas as dicas anteriores. Pode parecer óbvio, mas a maioria das pessoas não coloca o que aprendem em prática. Muitas vezes são anos ouvindo as mesmas coisas até implementar um hábito novo e colocar em prática.

Não faça parte desta estatística,  agora que você já sabe como ter mais tempo para você, coloque em prática todas as dicas anteriores.

Você está sobrecarregado atualmente? Comente abaixo quais são suas maiores dificuldades hoje:

TREINAMENTO GRATUITO

"Você é o resultado do que pensa"

 

 

 

Quero me inscrever agora

Facebook

Twitter

YouTube

E-mail

Send this to a friend