Disciplina

Como desenvolver mais disciplina

Disciplina
Image courtesy of dan at FreeDigitalPhotos.net

Ano novo, vida nova. Quando chega o fim do ano é comum refletirmos sobre o ano que se passou e avaliarmos tudo o que aconteceu. Na televisão as principais emissoras fazem uma retrospectiva dos fatos marcantes e fica aquela sensação de que tudo passou muito rápido. Parece que foi ontem. Foram tantos momentos bons e também muitos momentos difíceis. Algumas pessoas terão atingido diversos objetivos ao passo que outras permaneceram um ano inteiro marcando passo.

E você? Qual é o seu sentimento ao terminar mais um ano e perceber que possui  um novo período pela frente? Você atingiu os seus objetivos do ano passado, ou ficou com aquela sensação de que foi levado pelas circunstâncias da vida?

Para ter mais foco, disciplina e evitar aquela sensação de que não se conquistou nada ao final de mais uma ano, é importante definir claramente os seus objetivos para o novo ano. Parece obvio mas é o ponto em que a maior parte das pessoas falham. Não definem um objetivo claro. Para mim, o que mais funciona é seguir 3 passos que listo abaixo.

1) Defina os seus objetivos escrevendo num papel ou diário:

Faça uma lista das coisa que você deseja para o novo ano. Seja perder peso, mudar de emprego, fazer um curso, viajar, o processo é sempre o mesmo. Minha sugestão é realmente fazer uma lista com tudo o que você deseja. Neste momento não deve haver censura, coloque no papel tudo o que vier na cabeça. Tente fazer uma lista com as 100 coisas que você quer fazer antes de morrer, por exemplo. Muitos perceberão o quanto é difícil chegar no número 100.

Depois que você tiver feito a lista selecione as 3 mais importantes  que você deseja atingir neste ano. Este deve ser o seu foco. A partir dai, você irá usar uma ferramenta chamada S.M.A.R.T que vem do inglês e serve como um check list para confirmar se você, de fato, tem um objetivo concreto e não apenas um desejo fugaz:

A) Specific (Específico).

O seu objetivo deve ser específico e representar exatamente o que você deseja, ou seja, não pode ser algo genérico ou superficial.  Por exemplo, ao invés de dizer que pretende ter mais saúde, diga que seu objetivo é reduzir o seu colesterol.

B) Measurable (Mensurável)

É importante poder medir o seu progresso. Portanto é aqui que você irá estabelecer um número, uma quantidade.

C) Achievable ou Actionable (Uma ação que se possa atingir)

O seu objetivo deve iniciar com um verbo e ser algo que promova uma ação.

D) Realistic (Realista)

É sempre bom definir objetivos ousados, porém tenha o cuidado para que sejam realistas. Não adianta nada dizer, que você será o campeão mundial em nado livre se nem ao menos sabe nadar. Um objetivo deve tirar você de sua zona de conforto mas não pode ser uma ilusão inatingível. Resumindo, seja ousado mas realista.

E) Time-bound (Prazo)

Lembre-se que um objetivo sem prazo não é um objetivo, mas apenas um desejo superficial. Então aqui você irá definir uma data para atingir seu objetivo.

Veja alguns exemplos de objetivos SMART:

Eliminar 10 Kg de gordura corporal até 30 de Agosto deste ano.

Viajar para Roma no dia 19 de outubro deste ano.

Escrever 3 artigos por semana no meu blog.

Economizar R$ 6.000 reais até 31 de dezembro com depósitos de R$500,00 por mês.

Observe que todos os objetivos acima são específicos, podem ser medidos quanto ao progresso, possuem um verbo associado (ação), são realistas e possuem um prazo.

2) Foco no resultado.

O foco deve estar principalmente no resultado e não apenas no meio ou tarefa para atingir o seu objetivo. Muitos objetivo não são atingidos pois nem sempre estamos dispostos a abrir mão de certas coisas. No caso de uma pessoa querer fazer uma poupança, por exemplo, pode ser difícil ter que cortar algumas despesas. Para quem quer emagrecer mudar para uma alimentação saudável pode ser um grande obstáculo.

Portanto, analise e escreva num papel porque você deseja atingir determinado objetivo. Liste os seus motivos e escreva também qual será a sua satisfação em obter aquele resultado.

Fazendo isto você estará avaliando se realmente os seus motivos superam os sacrifícios que terá que enfrentar para atingi-los.

3) Desenvolva novos hábitos.

Uma pessoa que tenta obter resultados diferentes com as mesmas atitudes certamente não sairá do lugar. Resultados novos apenas são obtidos com atitudes novas e para isto a melhor forma é criar um hábito novo. No inicio isto vai exigir muita disciplina, porém, depois de um tempo este novo habito será incorporado e praticamente irá se tornar uma segunda natureza.  Eu lembro que no passado eu tinha muita dificuldade em comer vegetais, mas depois que passei a me alimentar melhor não tenho mais dificuldades em me servir de uma boa salada.

Seguindo apenas este três passos, eu tenho certeza de que você estará dando um passo certo, rumo aos seus objetivos para este ano.

TREINAMENTO GRATUITO

"Você é o resultado do que pensa"

 

 

 

Quero me inscrever agora

Facebook

Twitter

YouTube

E-mail

Send this to a friend